Por que vídeos ajudam a criar autoridade para a empresa?

17 janeiro 2019, by Bravus

Hoje o universo inteiro está ao alcance dos dedos e, literalmente, na palma das mãos.

Seja para aprender, vender, comunicar, conectar ou apenas ver um gatinhos fazendo coisas fofas, a Internet é o terreno mais amplo e abrangente que existe. Atualmente, já somos 4 bilhões de pessoas com acesso à grande rede no mundo todo. Só para dar uma dimensão maior: esse número corresponde à metade da população mundial!

E com tanta gente, a Internet é mais do que um meio para se conectar. Ela é uma ferramenta poderosíssima para os seus negócios também.

Breve história da criação de conteúdo

Desde a popularização dos computadores pessoais, e, posteriormente, dos smartphones e smart objects, a forma como utilizamos, consumimos e criamos conteúdo também se alterou bastante. Estamos nos reinventando o tempo todo enquanto sociedade, e nossa representação online segue o mesmo caminho.

No começo dos anos 2000, os blogs eram a principal forma de produção de conteúdo online. Como uma extensão dos diários pessoais, o formato de texto criava engajamento através das ferramentas de comentários, fóruns e discussões, tornando conteúdos antes restritos a livros e pesquisas acessíveis a um público muito maior.

Os anos foram passando, a tecnologia avançou cada vez mais, e não só a comunidade na Internet cresceu junto, como criou novas formas de produção. O Marketing, por exemplo, que antes era restrito aos caros breaks comerciais da televisão ou aos anúncios de revista ou jornal, ganhou na Internet um novo apoio, e revolucionou a forma como as empresas estabelecem seus negócios no mercado e na sociedade.

O vídeo como janela para o mundo

Com essa digitalização, novos formatos surgiram, se desenvolveram e se popularizaram. As redes sociais tomaram conta das relações on-line, os textos se encurtaram em números de caracteres, e um formato começou a brilhar: o vídeo.

O dinamismo do formato em movimento passou das grandes salas de cinema e do home video para os computadores, tablets e celulares. Depois, chegaram os streamings… E, sem que nos déssemos conta, a Internet passou a ser o centro do entretenimento, de tudo que é novo e atual, e da instantaneidade do mundo moderno.

Só no Brasil, nos últimos 4 anos, o consumo de vídeos através da Internet cresceu 135%, como apontou uma pesquisa do Instituto Provokers encomendada pelo Google. E as motivações para o crescimento exponencial desse número são as mais diversas: da criação de identificação entre produto e espectador até a necessidade de adquirir conhecimento, o vídeo é o responsável por trazer o mundo para mais perto das pessoas.

A internet e o marketing digital

Estar ativamente presente na Internet, hoje em dia, não é mais uma possibilidade. É uma necessidade. E lembra quando falamos sobre a criação de identificação? Esse é o mote principal do Marketing Digital, pois as empresas precisam estar onde as pessoas estão, mas vender um produto, marca ou serviço hoje em dia vai muito além disso.

Aliás, vender já não é sequer o termo mais adequado. Hoje, as pessoas já não compram produtos, e sim experiências. E para criar essas experiências, o formato de vídeo brilha como o elo entre uma empresa comum e uma empresa que torna qualquer interação com cliente uma via de mão dupla: conhecimento, identificação e conteúdo em troca de fidelização e prestígio.

O YouTube, por exemplo, é o destino favorito para quase todo tipo de busca de aprendizado e entretenimento. De fácil acesso e utilização, nele existe também uma possibilidade amplamente utilizada por empresas empenhadas em construir uma boa reputação na web: canais corporativos ou de marcas que não necessariamente pensem na venda através de anúncios ou comerciais, mas que agregam conhecimento e ampliam os horizontes de seus clientes.

Vídeos: Relevância, autoridade e presença na web

Com conteúdos relevantes sobre sua área de atuação ou até mesmo sobre a funcionalidade de seus produtos, a produção de vídeo é a alavanca mais promissora para que uma empresa se torne um modelo de sucesso para seus clientes na web, aumentando o número de acessos, de engajamento e, é claro, os lucros também. A informação é a palavra-chave de tudo isso!

Marcas gigantes como Red Bull, Walmart, Dell e Samsung são amplamente conhecidas na Internet como cases de bom uso do YouTube como ferramenta de identificação com a marca e produção de conteúdo especializado para seu público, baseado em informação e conhecimento. A relevância construída com esses novos processos transforma marcas em autoridades nos seus devidos meios de atuação, lançando e acompanhando tendências, trazendo inovação e ditando comportamentos na sociedade.

Da promoção de um estilo de vida que tenha a ver com a marca até receitas utilizando seus produtos, os vídeos têm o poder de fazer com que as pessoas se sintam parte da história de uma empresa, e apresentam soluções para problemas que elas nem sabiam que tinham.

Aqui no Brasil, também temos nossas estrelas: Magazine Luiza, Nubank, Itaú e Sebrae são exemplos de marcas que utilizam o vídeo como ferramenta de criação de conteúdo rico e bem produzido para trazer o cliente ainda mais para perto, gerando valor, conhecimento e engajamento naturalmente. É assim que nomes se tornam referências.

Para trazer essas perspectivas para sua realidade, pense: o que eu posso ensinar para meus clientes? De que forma posso ser relevante na minha área de atuação? Qual diferencial eu posso trazer em forma de conteúdo para que as pessoas jamais esqueçam o que eu faço e como eu faço?

Independente das respostas possíveis para essas perguntas, os vídeos são a cara do nosso mundo atual: ditam tendências, exibem nossa sociedade de forma mais democrática e diversa, resgatam aquela sede de conhecimento que originou a Internet, e fazem com que qualquer pessoa com uma câmera consiga promover mudanças no mundo e na vida de uma sociedade.

Com tantas vantagens, não tem como não pensar no vídeo como o cerne das estratégias de Marketing dos negócios modernos! Mas não basta sair correndo, pegar um celular e publicar um vídeo de qualquer jeito. A narrativa é a responsável por esse engajamento criado através dos vídeos, e para que ela tenha sucesso, precisa de uma base forte sustentada em técnicas e em uma produção sólida e profissional.

Para a produção dos vídeos que consolidarão sua marca na web, não deixe de contar com quem sabe fazer uma ideia se tornar um resultado (positivo, é claro)!

The model essay, according to a similar rule, is formatted in the same way a https://pro-academic-writers.com topic paragraph, three paragraphs that illustrate the point, and a summarizing paragraph.
Compartilhe:

E aí, vamos começar?

Solicite um orçamento

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

+55 (11) 4116.0688 | +55 (11) 9.5208.0688

E-mail: contato@bravusmidia.com.br

Alameda Santos, 2335 (13º Andar) – Conjunto 131 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01419-101

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Copyright © 2017 Bravus! Midia

<-- 4539333 --><-- wqqd9333 -->